Personalidade ESTJ - O Supervisor

estj

Pergunte a qualquer ESTJ quais são os valores mais importantes e valiosos para qualquer sociedade e o mais provável é que você irá escutar "ordem, tradição e estabilidade". Pessoas com personalidade do tipo ESTJ sentem uma forte necessidade de pertencer a algo – pode ser uma família, uma comunidade ou algum outro grupo social. Eles gostam de "organizar" outras pessoas e garantir que elas respeitem as tradições ou normas estabelecidas por uma figura de autoridade.

 

Como são extrovertidos, personalidades ESTJ adoram relacionar-se com outras pessoas e ter um papel ativo em organizações tradicionais, respeitadas. Os valores familiares também são muito importantes para os ESTJs e eles fazem o melhor para os manter e defender.

Pessoas com personalidade do tipo ESTJ são muito dedicadas e responsáveis. Um ESTJ fará tudo o que puder para cumprir seus deveres e suas promessas. Pessoas com este tipo de personalidade respeitam e promovem a ética no trabalho, e detestam fortemente, trapaças ou quaisquer tentativas de pular etapas, especialmente no ambiente de trabalho. Cargos de autoridade devem ser merecidos. Ponto final.

ESTJs têm geralmente muita força de vontade e não temem dar voz e defender suas opiniões, mesmo que eles enfrentem oposição considerável. Se, por exemplo, um de seus subordinados for incompetente ou simplesmente preguiçoso, o ESTJ não hesitará em mostrar a sua ira. Personalidades ESTJ aderem aos seus princípios, mesmo que todos fiquem contra eles.

Os ESTJs vivem num mundo de factos claros e verificáveis. Eles são honestos e directos, vivendo no presente e observando tudo o que está a acontecer ao seu redor. Personalidades ESTJ tendem a ter uma visão clara e entendimento do que é aceitável e o que não é – isto geralmente torna os ESTJs líderes e gestores excelentes, embora seus subordinados possam, algumas vezes, reclamar sobre a sua inflexibilidade.

Devido a estas características, personalidades ESTJ são excelentes "cidadãos-modelos", guardiães das tradições e pilares das famílias e comunidades. ESTJs são muito confiáveis e leais, mesmo que sua inflexibilidade possa minar os seus esforços, às vezes. os ESTJs também têm um óptimo senso do que é socialmente aceitável e fazem sempre o melhor para aderir a este ideal.

(Aproximadamente 12-15% da população) Os ESTJs são óptimos a conseguir realizar as coisas. Gostam de comandar o espectáculo e fazer as coisas acontecerem. São responsáveis, conscienciosos e fiéis aos seus compromissos. Gostam de estrutura e podem lembrar-se e organizar muitos detalhes. Planeiam sistematicamente atingir suas metas dentro dos prazos e tão eficientemente quanto possível.

Os ESTJs são compelidos a tomar decisões. Com frequência baseiam suas decisões nas suas próprias experiências passadas. São lógicos, objectivos, analíticos e têm um grande poder de raciocínio. De facto, é improvável que sejam persuadidos por qualquer outra coisa que não a lógica.

Os ESTJs são realistas, práticos e objectivos. Estão mais interessados nas "coisas reais" do que nas intangíveis, tais como ideias abstractas e teorias. Tendem a não se interessar por assuntos para os quais não vêem uma aplicação prática. Sabem o que está a acontecer à sua volta e estão preocupados principalmente com o aqui e agora.

Porque vivem segundo um conjunto de regras, os ESTJs são coerentes e responsáveis. Tendem a ser tradicionais e interessados em manter as instituições estabelecidas. São consistentes nos seus relacionamentos, embora a sua vida emocional e social não seja tão importante para eles quantos outros aspectos da vida. Sentem-se à vontade em formar uma opinião sobre os outros e podem ser disciplinadores rígidos.

Os ESTJs são sociáveis, directos e amigáveis. São fáceis de se conhecer, uma vez que o que se vê é o que ele é.
Possíveis Aspectos Negativos

Porque os os ESTJs adoptam um estrito código de ética, tanto para eles quanto para os outros, podem ser vistos como ditatoriais quando tentam impor seus padrões de comportamento aos outros. Tentar ser mais flexível e tolerante impedirá um ESTJ de se tornar rígido.

Sendo analistas lógicos e impessoais, os ESTJs naturalmente não consideram o impacto que as suas decisões têm sobre os outros. Podem ser vistos como frios e indiferentes, e com frequência, necessitam tornar-se mais conscientes de seus próprios sentimentos como também mais respeitosos dos pensamentos e sentimentos dos outros.

Por serem naturalmente críticos, os ESTJs não demonstram o seu apreço pelos atributos positivos ou contribuições daqueles a sua volta. Necessitam tentar tornarem-se mais conscientes dos talentos e esforços dos outros, e então oferecer os seus cumprimentos e elogios.

Algumas vezes os ESTJs estão tão absorvidos nos seus próprios planos que não param para ouvir o que os outros têm a dizer. Naturalmente não perguntam "o que significa isso", e assim perdem possíveis significados, implicações, conexões e padrões. Uma maneira fácil de se proteger de ser intolerante é esperar alguns segundos antes de falar, dando aos outros a possibilidade de oferecer a sua contribuição.

Frequentemente, os ESTJs saltam para as conclusões sem recolher todas as informações necessárias ou sem ter esperado tempo suficiente para entender uma situação completamente. Necessitam aprender a retardar conscientemente o momento de tomar decisões até que tenham levado em consideração mais informações, especialmente as alternativas que possam ter ignorado.

Os ESTJs que foram capazes de desistir de algum controlo que procuram e que aprenderam que existem áreas acinzentadas na vida (em vez de ver as coisas apenas em preto e branco) tornam-se mais adaptáveis e bem sucedidos.

ESTJ é o quinto tipo mais comum na população, eo segundo mais comum entre os homens. ESTJs compõem:

Pontos Fortes de um ESTJ

Pontos Fracos de um ESTJ


Supervisionar é certificar-se de que as outras pessoas façam o que devem fazer, e que também não façam as coisas que não devem fazer. Pessoas como você assumem naturalmente este papel na maneira de se relacionar com as outras pessoas. Você se prontifica a cobrar as regras e os procedimentos, e pode ser rígido quanto ao cumprimento destas — ou então que arquem com as consequências. Você não hesita em demonstrar sua aprovação, da mesma maneira que também não guarda para si suas instruções e cobranças por melhorias. Tal qual um juiz experiente e comprometido, você observará os acontecimentos atentamente e apitará a infração caso alguém a cometa. Você sente até uma obrigação de fazer isso, e às vezes se surpreende quando as pessoas parecem não gostar quando isso acontece.
Altamente materialista e concreto, você sustenta que o manual que define os procedimentos-padrão é o que conta, e não a especulação e a experimentação, e definitivamente não a fantasia. Você mantém os pés bem fixos no chão e certifica-se de que todos sob a sua supervisão façam o mesmo, quer sejam funcionários, subordinados, filhos, ou cônjuge. Se as outras pessoas querem fazer bagunça e viver no mundo da fantasia, ótimo, desde que o façam em seu próprio horário, o que significa: depois que terminarem suas obrigações. Mas, se alguém desperdiça tempo durante o serviço, não deverá se surpreender quando você o chamar a atenção, pois este tipo de comportamento é inaceitável para você.

Sociável e de espírito cívico, é provável que você seja um dos pilares de sua comunidade. Pessoas como você são generosas com seu tempo e energia, e muitas vezes pertencem a uma variedade de clubes (Rotary, Lions, etc) e casas (Maçônicas), e a associações voltadas ao serviço social, apoiando-as através de sua presença constante, mas também exercendo um papel de liderança vocal. De fato, a adesão a grupos de todos os tipos o atrai fortemente, talvez porque isto de certa forma satisfaça a sua necessidade de manter a estabilidade das instituições sociais. Você se preocupa bastante com o colapso da sociedade, com a decadência moral, com a sabotagem dos padrões, com as tradições que estão sendo perdidas, e assim por diante, e você faz de tudo para preservar e desenvolver as instituições que compõem a ordem social. Você é tão sintonizado com as instituições tradicionais e estabelecidas e com as formas de comportamento dentro destas instituições, que você tem uma grande dificuldade de compreender as pessoas que desejam abandonar ou alterá-las radicalmente.

Você é cooperativo com os seus superiores hierárquicos, cumprindo ordens sem falhar, e conforme foram estabelecidas. E você espera a mesma cooperação — até mesmo obediência — de seus subordinados ou dependentes. Afinal, hierarquia requer obrigações, mas também envolve privilégios. Você se sente confortável dando ordens. Dizer aos outros o que fazer é uma questão de dever, e portanto é natural que você exija, peça, mande, e instrua. Ao mesmo tempo, você pode nem sempre ser compreensivo quanto aos pontos de vista e aos sentimentos das outras pessoas, e tem uma tendência a chegar a conclusões de forma demasiadamente precipitada. Você pode nem sempre estar disposto a ouvir pontos de vista opostos pacientemente, e é particularmente vulnerável a essa tendência quando em um cargo de autoridade. Você pode acabar precisando fazer um esforço especial para permanecer aberto às idéias de outras pessoas que dependem de você — seus filhos, cônjuges, e funcionários.

Você é uma pessoa habilidosa e domina agendar procedimentos organizadamente, e também detalhar regras e regulamentos. Sua opinião é a de que as coisas devem ser feitas de forma correta e os procedimentos estabelecidos devem ser observados. Você confia em autoridade e acredita que é adequado e apropriado que as agências governamentais concedam licenças e autorizações somente àqueles que passem pelo crivo de oficiais autorizados — que são normalmente algum outro Buscador de Segurança. Você se sente confortável avaliando as outras pessoas e tende a julgar como uma pessoa está se saindo em termos de sua conformidade para com as regras e procedimentos. Você pode, às vezes, ser ríspido com as pessoas que não seguem as regras corretamente ou que não prestam atenção suficiente aos detalhes que garantirão que o trabalho seja feito da forma correta.

Esta seriedade e espírito de trabalhar duro aparece muito cedo em pessoas como você. Você é uma pessoa confiável e obediente quase desde a infância, e é bem provável que você respeite seus pais quer eles tenham merecido este respeito, ou não. Se, por exemplo, você fosse punido por um dos pais, você não se voltaria contra aquele pai ou mãe, e tende — em retrospecto, pelo menos — a dizer que mereceu aquela punição. E na escola pessoas como você são geralmente alunos exemplares, seguindo as regras atenciosamente, fazendo todos os seus trabalhos de casa, meticulosamente, e dentro do prazo. Acima de tudo, você deseja fazer o que é esperado de você, e raramente questiona as tarefas passadas pelos professores, o método de ensino, as normas, ou a autoridade do professor. A escola — especialmente o ensino fundamental e o médio — foi feita para pessoas como você.

Você aborda relações humanas através de tradições e rituais, com a intenção de promover cooperação e um senso de satisfação em suas relações através do estabelecimento de rotinas e de procedimentos bem elaborados. Encontros sociais e cerimônias têm grande significado para você, que gosta de oportunidades de ver amigos, colegas de trabalho, e parentes em eventos tais como reuniões de feriado, casamentos, e jantares de premiação. Em situações sociais, é relativamente fácil conhecê-lo. Você se comunica de forma direta e sem fingir ser quem não é, e sem enviar mensagens ambíguas, deixando claro que você é uma pessoa responsável e em quem se pode depender.

Em casa, você insiste que seja atribuída uma posição hierárquica a cada membro da família. Afinal, de diversas maneiras, o que você quer é um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu devido lugar. Desta forma, os idosos são dignos de privilégios e de respeito, e irmãos mais velhos estão mais elevados na hierarquia do que os mais jovens. Você tende a assumir o controle da família e a definir papéis e tarefas. Cônjuge e filhos têm determinadas tarefas a cumprir, e não basta apenas cumpri-los; eles têm que querer cumpri-los, e pelas razões certas.


Poucas coisas são mais directas e estáveis do que os relacionamentos de um ESTJ. Pessoas com este tipo de personalidade tendem a ser muito confiáveis, e isto também é refletido na sua vida amorosa. Quando o ESTJ decide comprometer-se, ele irá esforçar-se ao máximo para que o relacionamento dê certo. É pouco provável que eles sejam espontâneos ou imprevisíveis e podem até mesmo parecer um pouco entediantes para alguns tipos de personalidade. Entretanto, os ESTJs tendem a ter muita energia e entusiasmo, o que se traduz em surpresas inesperadas e atividades interessantes. Por exemplo, namorar um ESTJ tende a ser bastante emocionante, já que é fácil para eles terem ideias divertidas e pôr as mesmas em prática.

Personalidades do tipo ESTJ são parceiros muito confiáveis e comprometidos, capazes e dispostos a fazer tudo que estiver ao seu alcance para garantir que o relacionamento seja sólido e estável. Entretanto, os ESTJs também tendem a ter princípios fortes, e sua determinação pode se transformar em teimosia facilmente, com a crença dos ESTJs de que eles sempre estão certos. Tal atitude é muito arriscada em um relacionamento afetivo, especialmente durante a fase do namoro quando ambos os indivíduos ainda estão descobrindo um ao outro. Uma grande dose de autoconfiança pode ser muito atraente, mas também é igualmente provável que o parceiro do ESTJ se sinta ameaçado ou, no mínimo, incomodado com isso.

Pessoas com personalidade do tipo ESTJ são ótimas a proteger seus entes queridos e defender seus interesses. Esta característica é comum entre o grupo de Guardiães (SJ), e é provável que se manifeste durante a fase do namoro e posteriormente no relacionamento. Muitos tipos de personalidade tendem a ser gratos por tal "escudo". Entretanto, o ESTJ também se deve certificar que eles não sejam vistos como arrogantes ou condescendentes. Defender o seu parceiro é uma coisa; dizer a eles o que fazer ou não, é outra.

ESTJs tendem a encorajar seus parceiros a participar de diversos eventos e atividades sociais, vendo os mesmos como divertidos e emocionantes. Entretanto, personalidades do tipo ESTJ são menos espontâneas se comparadas com outros tipos Extrovertidos e Observadores (ES), e eles provavelmente irão limitar-se a locais, atividades e pessoas com que estejam familiarizados (e.g., eventos familiares, noites com seus colegas, grupos de sua comunidade, etc.).

Quando se trata de sexualidade, os ESTJs tendem a priorizar o lado físico da intimidade ao invés da abordagem do ponto de vista espiritual ou altamente emocional. Personalidades ESTJ tendem a ter muita energia, especialmente em relação aos seus deveres, e isto também se aplica ao lado sexual de seus relacionamentos. É pouco provável que o ESTJ seja expressivo verbalmente, mas sua sensualidade irá mais do que compensar esse lado. Dito isto, pessoas com este tipo de personalidade preferem estruturas claras e tradições e tendem a buscar algum grau de previsibilidade em suas atividades sexuais.

Ninguém que namore um ESTJ ou esteja em um relacionamento de longo prazo com eles, deve esperar por muitos momentos realmente românticos, já que sentimentos e emoções não são o seu forte. Isto pode causar algumas dificuldades se o seu parceiro pertencer a um tipo Sentimental (F); o ESTJ poderá achar complicado entender a linguagem das emoções. Ironicamente, os ESTJs também tendem a ter uma forte necessidade de serem apreciados e respeitados por seus parceiros, mesmo que esta necessidade seja mais racional que emocional (e.g., o ESTJ prefere que seu parceiro aprecie seus conselhos e apoio do que seu parceiro expressar isto através de afeição, mais atenção, etc.). Isto geralmente tem um impacto significativo na autoconfiança do ESTJ, mas nenhum ESTJ reconheceria isto abertamente. Qualquer pessoa que namore uma pessoa que pertença a este tipo de personalidade ou esteja em um relacionamento com eles, deve estar ciente desta característica peculiar.

Geralmente, personalidades do tipo ESTJ são muito diretas e honestas com seus parceiros. Eles podem achar fácil expressar a sua satisfação quando tudo está indo bem e o seu namoro ou parceiro de longa data está atendendo a todas as suas necessidades. E vice-versa, se algo ameaça o relacionamento, o ESTJ irá tentar lidar com o problema abordando o mesmo diretamente ao invés de tentar varrer tudo para debaixo do tapete. A sua abordagem tende a ser altamente racional e pouco emocional, mesmo que o problema real seja bastante sensível. Muitos outros tipos de personalidade irão apreciar a sensatez e calma do ESTJ.

Falando de emoções, é seguro dizer que elas tendem a causar as dificuldades mais significativas nos relacionamentos de um ESTJ. Apesar de serem muito sociáveis, os ESTJs não são muito bons em decifrar os sentimentos de outras pessoas e podem ser pouco atentos quando se trata de perceber como seu parceiro amoroso se sente. Isto é especialmente importante em situações de conflito. Por exemplo, tipos do grupo Sentimental (F) tendem a ser extremamente vulneráveis a conflitos, e a abordagem racional favorecida pela maioria dos ESTJs tende a frustra-los ainda mais.

ESTJs não são naturalmente emotivos, e não há nada de errado com isso. No entanto, pessoas com este tipo de personalidade não devem considerar as emoções como algo inútil e irracional. Diferente não significa errado, e ser sensível é geralmente mais importante do que estar certo. Aprender a reconhecer e apreciar as emoções ajudará bastante a personalidade do ESTJ a ser mais completa e com menos tendência a sentimentos do tipo "Eu estou sempre certo" e afins.

Parceiros ideais: Tipos ISFP e ISTP, já que suas características de Introversão (I) e Percepção (P) compensam as características de Extroversão (E) e Julgamento (J) dos ESTJs.


O que segue é uma lista dos elementos mais importantes para a satisfação profissional do ESTJ. Note que esses dez elementos podem apresentar-se em variados graus de intensidade e ordem de importância. Os dez elementos, no entanto, identificam o que os ESTJs necessitam para estar satisfeitos profissionalmente.

Como um ESTJ, a satisfação na carreira significa fazer um trabalho que:

Pontos fortes e fracos relacionados com o trabalho dos ESTJs incluem:

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Ocupações Populares para ESTJs

Ao listar ocupações que são populares entre ESTJs, é importante notar que existem pessoas bem sucedidas de todos os tipos em todas as ocupações. Entretanto, o que segue são carreiras que ESTJs podem achar particularmente satisfatórias. Esta não é, de forma alguma, uma lista completa, mas é apresentada aqui para sugerir possibilidades que você pode não ter previamente considerado. A lista a seguir não é apresentada pela ordem de importância e/ou preferência.

Pessoas com personalidade do tipo ESTJ são o "rochedo de Gibraltar" de nossa sociedade, garantindo que tudo esteja em ordem, que todas as regras sejam seguidas e a autoridade seja respeitada. Não surpreendentemente, os ESTJs parecem ser capazes de encontrar o seu nicho em qualquer ambiente de trabalho. Mas como reconhecê-los?

Colegas do tipo ESTJ

Gerentes do tipo ESTJ

Subordinados do tipo ESTJ


 Coronel Nicholson (Alec Guinness) em "A Ponte do Rio Kwai"

Tags: estj, supervisor

Imprimir

ATENÇÃO Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização . Saiba mais sobre o uso de cookies.

Aceito os cookies deste site.